Fire Force Mangá

“Fire Force mangá”, ou “Enen no Shouboutai” em japonês, é uma obra que se destaca no universo dos mangás por sua temática única e envolvente. Criado por Atsushi Ohkubo, o mangá foi publicado pela primeira vez em 23 de setembro de 2015 e concluído em 22 de fevereiro de 2022, totalizando 34 volumes e 305 capítulos. A narrativa se desenrola em um mundo onde a combustão humana espontânea é uma ameaça constante, dando origem a criaturas flamejantes e demoníacas conhecidas como Infernais. Diante desse cenário, surgem brigadas de bombeiros especializadas, como a Companhia 8 da Força de Fogo Especial, que não apenas combatem esses seres, mas também buscam desvendar os mistérios por trás desse fenômeno.

A história segue Shinra Kusakabe, um jovem que, apesar de seu sorriso sinistro e um passado marcado por tragédias, aspira ser um herói. Shinra é um pirocinético de terceira geração, o que significa que ele tem a habilidade de controlar o fogo, mais especificamente, gerando-o através de seus pés. Ao se juntar à Força de Fogo, ele não apenas luta contra os Infernais, mas também busca descobrir a verdade por trás do incêndio que tirou a vida de sua família.

A obra não apenas explora batalhas intensas e habilidades sobrenaturais, mas também mergulha em temas como amizade, superação e a busca incessante pela verdade em meio a uma trama repleta de mistérios e reviravoltas.

Ficha Técnica

Título original: Enen no Shouboutai
Título nacional: Fire Force
Título kanji: 炎炎ノ消防隊
Autor: Atsushi Ohkubo
Desenho: Atsushi Ohkubo
Editora Japonesa: Kodansha
Editora Brasileira: Panini
Serialização: Weekly Shonen Magazine
Categoria: Shounen
Gêneros: Fantasia, Aventura, Ecchi
Ano de lançamento: 2015 (em curso)
Publicação Brasileira: Julho de 2018
Volumes: 33 (Brasil)
Capítulos:
Estado: Em andamento

Sinopse – Fire Force Mangá

A cidade de Tóquio é assolada por um fenômeno aterrorizante: a combustão humana espontânea. Aqueles afetados por essa anomalia se transformam em seres infernais, causando destruição e caos por onde passam. Diante dessa ameaça, surgem as brigadas de bombeiros especiais, cuja missão vai além de apagar incêndios comuns. Eles enfrentam os Infernais em batalhas ardentes, enquanto buscam entender as causas dessa misteriosa combustão.

Shinra Kusakabe, protagonista da história, junta-se à Companhia 8 da Força de Fogo Especial com o sonho de se tornar um herói. No entanto, sua jornada é repleta de desafios e revelações surpreendentes. Shinra não apenas luta contra os Infernais, mas também contra seus próprios demônios internos e os segredos obscuros relacionados ao incêndio que devastou sua vida anos atrás.

A trama se aprofunda à medida que a Companhia 8 desvenda conspirações e enfrenta outras brigadas com intenções duvidosas. A busca pela verdade se entrelaça com o desenvolvimento dos personagens, revelando que, por trás dos fenômenos sobrenaturais, há muito mais do que aparenta ser.

Capas

Fire Force Mangá
Fire Force Mangá
Fire Force Mangá

Personagens

Shinra Kusakabe

Shinra Kusakabe é um adolescente de 17 anos que possui habilidades especiais: ele é capaz de inflamar seus pés e controlar o fogo, o que o torna um portador de energia de terceira geração. Devastado pela morte de sua mãe e irmão em um incêndio quando era criança, ele se junta à 8ª Brigada Especial da Força de Incêndio com o objetivo de se tornar um herói, algo que ele não hesita em repetir durante toda a aventura.

Arthur Boyle

É um adolescente de 17 anos, assim como o nosso protagonista. Ele também possui habilidades especiais como um detentor de poder de terceira geração. Ele tem como habilidade um poder de disparar uma lâmina de fogo de sua espada. Ele tem uma visão única da realidade, na verdade, Arthur acredita que vive em um mundo medieval e seu objetivo é se tornar o rei dos cavaleiros. Arthur com frequência tem desentendimentos com Shinra, incluindo quem é mais forte, um cavaleiro ou um herói?

Irmã Iris

Freira que faz parte da 8ª Brigada Especial de Bombeiros. Ao contrário dos outros personagens do mangá, ela não possui habilidades especiais. Utiliza de orações para acalmar as almas das “Tochas Humanas” e é chamada de “Anjo” por Shinra devido a sua bondade e grande generosidade. Seu objetivo é alcançar a paz no mundo.

Shinmon Benimaru

Shinmon é o capitão da 7ª Brigada Especial do Corpo de Bombeiros, ele tem 22 anos e é um detentor de poder de 2ª e 3ª geração, o que lhe permite controlar e materializar fogo. Ele é conhecido por seu poderoso matoi e por ser o membro mais forte dos Esquadrões Especiais, sendo apelidado de “O Rei da Destruição de Asakusa” devido a suas ações na cidade. Embora ele seja bastante sério e prefira trabalhar sozinho, ele pode se soltar um pouco quando embriagado.

Maki Oze

Maki é uma pirocinética de segunda geração e ex-soldado, que utiliza sua habilidade para manipular as chamas em combate. Ela é forte, dedicada e possui uma delicadeza oculta que se revela em sua interação com espíritos de fogo, os quais ela carinhosamente chama de “sputters”.

Autor: Atsushi Ohkubo

Atsushi Ohkubo é um mangaká japonês conhecido por suas obras “Soul Eater” e “Fire Force”. Sua habilidade em criar universos ricos e personagens cativantes o estabeleceu como um nome proeminente na indústria do mangá. Ohkubo tem um talento particular para misturar ação, sobrenatural e comédia de uma maneira que mantém os leitores engajados e ansiosos pelo próximo capítulo.

Seu estilo de arte é distinto e facilmente reconhecível, com personagens expressivos e cenas de batalha dinâmicas. Ohkubo também é conhecido por tecer temas profundos e filosóficos em suas obras, proporcionando uma camada adicional de profundidade e significado às suas histórias.

Obras Relacionadas

“Fire Force” compartilha o universo com “Soul Eater”, outra obra de Atsushi Ohkubo, proporcionando aos fãs easter eggs e teorias de conexão entre as duas histórias. Ambas as obras exploram temas sobrenaturais e apresentam organizações que lutam contra entidades malignas, embora cada uma delas explore diferentes mitologias e conceitos.

Outras obras que podem ser relacionadas em termos de temática e gênero incluem “Ao no Exorcist”, que também lida com entidades demoníacas e uma organização dedicada a combatê-las, e “Bleach”, que explora a ideia de almas, espíritos e batalhas sobrenaturais.

Temas

“Fire Force” explora diversos temas, como o heroísmo, a busca pela verdade e a luta interna entre o bem e o mal. A obra também aborda a ideia de sacrifício e o que significa verdadeiramente ser um herói em um mundo onde as linhas entre o certo e o errado são frequentemente turvas.

A história também mergulha em conceitos de vida após a morte, redenção e a eterna batalha entre as forças da luz e das trevas, proporcionando uma rica tapeçaria de ideias e filosofias que são exploradas ao longo da narrativa.

Adaptação para Anime

“Fire Force” foi adaptado para uma série de anime, produzida pelo estúdio David Production. A adaptação foi bem recebida por fãs e críticos, sendo elogiada por sua animação de alta qualidade, fidelidade à obra original e a habilidade de trazer os intensos combates e personagens carismáticos de Ohkubo à vida.

Mangás Relacionados

Vídeos – Fire Force Mangá


“Fire Force” é uma obra que cativa não apenas por suas batalhas ardentes e personagens carismáticos, mas também por sua habilidade de explorar temas profundos e conceitos filosóficos de uma maneira acessível e envolvente. A jornada de Shinra e da Companhia 8 é repleta de ação, mistério e momentos emocionantes que certamente deixarão uma marca duradoura nos corações dos leitores e espectadores.